engrenagens conicas
A engrenagem cônica, ou chanfrada, é uma engrenagem que é projetada para conectar-se com uma engrenagem montada em um eixo que pode ser posicionado em qualquer número de ângulos. Classicamente, engrenagens cônicas são utilizadas em ângulos de 90 graus entre si, embora outros tipos de ângulos também possam ser utilizados. Ela, em contraste com outros tipos de engrenagens, deve geralmente ser utilizada paralelamente umas às outras, ou em um ângulo reto, em alguns casos especializados. Elas são utilizadas num certo número de aplicações, incluindo a engrenagem diferencial de um carro.
Como o termo "cônico" sugere, a face de uma engrenagem cônica é angulada. Tipicamente, uma engrenagem cônica tem a forma cônica, com os dentes correndo ao longo do lado do cone, e o ângulo dos lados pode ser variado, dependendo da aplicação para a engrenagem. O projeto permite que a engrenagem chanfrada se integre com outra engrenagem cônica em vários ângulos diferentes, dependendo de como ela foi fabricada.
Em uma engrenagem cônica reta, os dentes estão em linha reta, correndo verticalmente ao longo do cone. O problema com as rodas dentadas retas é que todo o impacto cai sobre um único dente, tornando a engrenagem áspera, e levando a lascar ao longo dos dentes da engrenagem com o tempo. Por esta razão, algumas pessoas preferem engrenagens em espiral, em que os dentes são fixados a um ângulo, permitindo que a pressão a ser distribuída de modo que as engrenagens se integrem uniformemente e suavemente. Engrenagens cônicas espirais estão disponíveis para uma variedade de tarefas.
Engrenagens hipóides são engrenagens especializadas, com eixos que não se interceptam. Estas engrenagens utilizam uma engrenagem de anel grande com uma menor engrenagem articulada, e elas são utilizadas em aplicações como diferenciais de automóveis, em que possam ser necessárias que as engrenagens rodem a diferentes taxas de velocidade em algumas situações. Essas engrenagens exigem