relevância da Inovação para o Desenvolvimento Regional
Simone Maria Dias Do Carmo
A inovação gera receita para o mercado regional, principalmente pelo fato de trazer a disputa para o mesmo. Podemos dizer então que a inovação é a mola que alavanca todo o processo de desenvolvimento das regiões.
O nosso mercado tanto regional como Brasileiro é um mercado rígido, pois foi criado de forma a dificultar seu próprio desenvolvimento, desde e através de seus burocráticos trâmites de acesso a produtos , tecnologias, informações e outros como e pricipalmente no que tange aos montantes elevadíssimos dos impostos que se paga para ter estes acessos, o que não impulsiona positivamente o mercado do País, muito pelo contrário, acaba por esmagar enormes possibilidades de crescimento.Se o Estado simplificasse os critérios de relações de mercado, nosso país poderia desenvolver com mais rapidez .Isso seria sensato.
A inovação advém de uma série de instrumentos, mas um deles que considero como ponto inicial é a região ser recheada de empreendedores responsáveis. Pois inovação gera lucro e lucro é resultado de boa gestão ou seja, gestão inovadora.
A própria pressão mercadológica, como: empregado-mercado-governo devem impulsionar as empresas a buscarem inovação como forma de sobrevivência ativa e lucrativa do mercado.
Para existir empresas com perfil de inovação e consequentemente empresas que desenvolvem a região é necessário que exista nas mesmas, planejamento, negociação, metas, controle e organização.
No nosso estado ES, podemos perceber a falta de governança e precisamos de fatos novos para melhorar nosso mercado e lucro.
O modelo de concorrência ampliada que considera 5 forças elevadoras do mercado como : concorrência direta, concorrência em potencial, pressão dos fornecedores, pressão dos clientes e substituições ,gera a necessidade de inovação por parte das empresas. Por exemplo, se o