RAIZES DO DESENVOLVIMENTO: DOS AGLOMERADOS ÀS REDES DE EMPRESAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RAIZES DO DESENVOLVIMENTO: DOS AGLOMERADOS ÀS REDES DE EMPRESAS
PRINCIPAIS ENFOQUES TEÓRICOS SOBRE ALGOMERADOS PRODUTIVOS
DISTRITOS INDUSTRIAIS MARSHALIANOS
MILIEU INNOVATEUR
CLUSTERS
ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS
REDE DE EMPRESAS E EMPRESAS EM REDES
IMPORTÂNCIA DOS DISTRITOS INDUSTRIAIS ITALIANOS E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Autor: Wilson Alves de Araújo
Integrantes
Lorena Rocha Siepierski
Ricardo Melgaço Schepierski Baia
Resumo
A crescente importância adquirida pelas experiências descentralizadas de política de desenvolvimento nas suas diferentes versões, arranjos produtivos locais, sistemas locais de inovações e a suas relações com os processos de globalização da concorrência intercapitalista, tem colocado novas questões para agenda pública e para as políticas de desenvolvimento local e regional, industrial e de apoio à inovação.
Este trabalho discute, à luz da literatura internacional, especialmente italiana, algumas das principais características desses novos arranjos, privilegiando as dimensões política, institucionais e espaciais, assim como suas conexões com a problemática do desenvolvimento local e global. O tema da governança é tratado nos âmbitos regional e nacional, tomando-se como foco analítico à natureza e a dinâmica das networks de atores e instituições locais. Discutimos os graus de sustentabilidade das estratégias locais de desenvolvimento e seus efeitos integradores ou diferenciadores sobre o tecido social local, assim como seus vínculos com os processos de integração regional e de globalização capitalista.
Introdução
As empresas concentradas geograficamente, relacionadas pela sua proximidade, caracterizam um fenômeno econômico. Essa condição que envolve empresas e outros agentes econômicos aponta para a possibilidade de circunstâncias favoráveis às atividades ali desenvolvidas. Assim, nesse