Relações públicas
As relações públicas têm como objetivo promover um intercâmbio de informações entre uma organização ou empresa e qualquer um que a afete (público alvo, fornecedores, intermediários, etc) quanto aos seus produtos ou serviços, para que assim possa expandir ou estabilizar a imagem dessa organização perante a opinião pública, sempre procurando atingir as pessoas de forma positiva, para que tenham uma boa imagem daquela organização.
Os funcionários da própria empresa podem exercer as atividades de relações públicas, porém, muitas vezes essas demandas são transferidas para agências terceirizadas.
Quando é necessária a intervenção das relações públicas?
Para identificar se um problema precisa ou não de relações públicas basta observar se o caso foi além da relação da empresa com o cliente e começou a atingir um público maior, ganhando também espaço da imprensa. Um exemplo de um problema que requer o uso de relações públicas foi o caso dos sucos Ades de maçã, que foram contaminados com uma substância que causou queimação no estômago, náusea e mal-estar nas pessoas que consumiram o produto. O caso gerou grande repercussão na mídia e principalmente nas redes sociais, gerando piadas que ridicularizavam a marca. Nesses casos, o melhor a se fazer é recolher todos os produtos das prateleiras, o que inclusive pode causar prejuízo em curto prazo, mas ajudará a manter uma boa imagem para a empresa envolvida. A partir desse acontecimento, é papel da agência, ou dos funcionários responsáveis, reconquistar a imagem da empresa/marca no mercado.
É de suma importância que a empresa tenha parceria com a imprensa, ou até mesmo ter sua própria assessoria de imprensa para ter um maior suporte, e estar sempre atento aos acontecimentos relacionados à sua marca. Esse relacionamento faz parte do mix de relações públicas.
O mix de relações públicas engloba as relações com a imprensa, toda a comunicação necessária para divulgação dos