Relações Públicas
A análise de investimento tem o propósito de estudar todo o capital investido em um determinado projeto e mapear os seus resultados futuros.
Segundo Megliorini & Vallim (2009) análise de investimento é o modo de antecipar, por meio de estimativas os resultados oferecidos pelos projetos. Empregar um conjunto de técnicas que possibilitem comprovar os resultados de diferentes alternativas e auxiliar a tomada de decisões.
Hoji (2010) a finalidade da avaliação econômico financeira de investimentos consiste em avaliar o fluxo futuro, gerado pelo investimento realizado. O fluxo de caixa de um projeto de investimento nada mais é do que a projeção de geração líquida de caixa, isto é, projeção de lucro líquido excluído de itens que não afetam o caixa (depreciação e amortização), acrescentando o desembolso em investimentos fixos.
Essa análise econômico-financeira sobre a viabilidade do fluxo de caixa pode ser feita através de dois critérios mais utilizados pelo mercado, o VPL e TIR.
Justificativa Mesmo a análise de investimento ser realmente muito válida para o sucesso de um investimento de recursos, por exemplo, muitos empresários não a consideram, e acabam utilizando a intuição e a experiência na tomada de decisão sobre a aplicação do capital. Ou ainda, utilizam o método da taxa de retorno, que é o mais popular, muitas vezes, de maneira inadequada, gerando uma expectativa errada a respeito do projeto em questão.
Por isso, é fundamental conhecer as técnicas exatas para analisar adequadamente o seu investimento.
Desenvolvimento
O primeiro passo para poder fazer as análises de investimento é projetar o fluxo de caixa. Após isso, tem-se os dois critérios:
O valor presente líquido (VPL), ou método do valor atual é a fórmula matemático-financeira de se determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o cálculo de quanto os futuros pagamentos