Relações Públicas
Este trabalho tem o objetivo de explanar conceitos que analisam a composição de um briefing de mídia, bem como obter o maior número de informações necessárias para o bom desempenho na estratégia da mídia.
Dessa forma, realizamos pesquisas em sites de comunicação e livros relacionados ao tema, afim de obtermos uma gama de informações pertinentes ao tema.
Inicialmente, Briefing de Midia, pode ser estabelecido “ como uma forma de organizar a passagem da informação certa, das pessoas certas para outras pessoas certas, na hora certa, de maneira certa e pelo custo certo”. Esta definição de Sampaio, 1997-208 é bastante ampla e reflete efetivamente a complexidade e importancia de um Briefing de mídia bem elaborado durante o processo de criação publicitária.
Nas paginas a seguir veremos definições, dicas para elaboração de um briefing de mídia correto, o que deve e o que não deve conter num briefing de mídia, modelos de briefings de mídias das principais agencias. Por fim, mergulharemos nesse universo midiático norteados pela essência do Briefing de mídia, considerado um dos pilares para desenvolvimento de peças publicitárias e o bom andamento e reputação das agências que atuam neste mercado.
Desenvolvimento
Se o Marketing, por meio de todas suas variantes, tem como objetivo fundamental tornar acessível o produto para determinado universo consumidor, a Mídia tem como função básica tornar acessível a mensagem publicitária para esse mesmo público. É a área mais técnica, no sentido de ser a mais objetiva. Ou seja, as aplicações de verba são determinadas a partir de cálculos e critérios matemáticos. O Mídia tem em mãos um trabalho de muita responsabilidade. È ele quem vai distribuir a verba publicitária (60 a 80%) através dos vários meios de comunicação.
É o departamento responsável pela correta aplicação das verbas de propaganda e respectivo controle, o que implica em um excelente planejamento e uma habilidosa negociação. A