Relações nas organizações
Jéssica Witt Jacoby
Prof. Simone Schmitz
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG0204) – Prática modulo IV
11/12/2013
RESUMO
Relações nas organizações são fatores fundamentais que podem alavancar, tornando os negócios lucrativos ou levar ao fracasso pela falta do mesmo. O seu papel envolve muito mais do que apenas o aumento de produção e renda, mas a relação que é desenvolvida com os clientes e sociedade.
Palavras-chave: Organizações. Clientes. Relações interpessoais.
1 INTRODUÇÃO
O desempenho das organizações é importante para clientes e usuários, funcionários, acionistas, fornecedores e para a sociedade em geral. Para atender a todas essas expectativas, as organizações precisam ser bem administradas, tornando-se capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.
Em uma organização o que é muito importante são as relações com os funcionários, sociedade e com os donos da organização. Com todos que estejam envolvidos ou tenham qualquer interesse com a empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
Neste trabalho será demonstrado a importância das relações nas organizações.
2.1 SATISFAÇÃO DOS CLIENTES
Segundo GONTER, Bartel (2011), A satisfação dos clientes é uma forma das empresas se manter no mercado a partir da conquista e fidelização de seus parceiros comerciais. Não basta apenas produzir, precisamos considerar as necessidades e expectativas dos nossos clientes, que precisam ser atendidas. Para isso as organizações vêm realizando uma série de pesquisas para conhecer melhor seus clientes.
Uma das ferramentas da gestão de uma organização é a pesquisa de satisfação dos clientes, que
2
visa mensurar o que os clientes estão pensando, sentindo e fazendo sobre os processos, produtos ou serviços da organização. Buscando encontrar informações que possam identificar oportunidades e melhorias. 2.2 ENDOMARKETING
Endomarketing é uma das mais novas áreas