Relações interpessoais
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS
A Administração começou a ser objeto de estudos a partir de 1910, com criação da
Teoria da Administração Cientifica, tendo como principal idealizador Frederick Taylor, que analisava o trabalho utilizando métodos científicos para determinar a única e melhor maneira de realizar tarefas.
A Administração ou gerenciamento é o emprego de recursos humanos, físicos e
Financeiros para alcançar os objetivos da empresa. Os administradores são responsáveis pelo trabalho de seu grupo e o desempenho da organização dependerá de sua eficiência, eficácia, efetividade e relevância.
Umas das grandes contribuições dessas teorias, foi dada por Henry Fayol, mentor da Teoria da Gestão Administrativa, que, em 1920, determinou as funções do administrador, consideradas como verdadeiras, até os dias de hoje. Sendo elas as quatros funções:
• Planejar: Diz respeito às implicações das decisões tomadas hoje para um futuro próximo.
• Organizar: Compreende a distribuição do poder, das tarefas, das responsabilidades e da prestação de contas. A organização também expressa a distribuição otimizada dos recursos em uma empresa.
• Dirigir: Envolve os estilos de liderança e de direção utilizados pelos gestores para motivar as pessoas e atingir os objetivos propostos e proporcionar o sentido de missão.
• Controlar: Demonstra a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados. O produto principal da função controle é a informação.
Em 1930 nos Estados Unidos surge a Escola de Relações Humanas, devido a uma crise onde resultou desemprego e a partir disso os estudiosos passaram a se preocupar com o fator humano no trabalho, contrariando os pressupostos defendidos por Taylor de que a organização era uma máquina desprovida de valores humanos.
A experiência de Hawsthorme foi realizada por George Elton Mayo e seus colaboradores em 1927 e 1932. Essa experiência teve como objetivo inicial conduzir