RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Muitos autores trazem suas incógnitas sobre essa relação entre o homem e o cenário no qual esteja inserido. O ambiente reflete no ser humano? Ou o ser humano reflete o cenário? É claro que não podemos limitar nenhum aspecto dessa pergunta, pois as circunstâncias são infinitas: a forma como os ambientes são estruturados, decorados, os trajes exigidos ou permitidos, a climatização, as cores das paredes, flores no ambiente, quadros, conforto em geral, acesso ou não a meios de comunicação e o mundo exterior e por último, mas não menos importante, com quem e como os integrantes dos cenários deverão se relacionar diariamente.
Nesse sentido, podemos supor que o ambiente de trabalho em seu gigantesco universo de possibilidades, também pode moldar o comportamento das pessoas. Principalmente pelo tempo que se dedica às atividades laborais. Este ambiente consegue influenciar nas relações interpessoais e supostamente nos resultados das empresas em todos os sentidos e novamente através desses resultados o comportamento humano é modificado continuadamente.
As relações interpessoais atingem tanto a vida pessoal quanto a profissional de uma pessoa. No entanto, pode-se perceber que devido a diversos fatores, é na vida profissional que se encontram os maiores e mais temidos desafios.
Quando um novo colaborador é admitido, espera-se que ele desenvolva relacionamentos pessoais inteligentes quase que imediatamente. O cenário exige trocas de informações e de conhecimento e espera-se a conquista da confiança dos colegas logo no primeiro dia, pois não há tempo a perder. Essa necessidade faz o profissional se sentir obrigado a