Relações interpessoais
Comunicação é a troca de informações, ideias e sentimentos. Processos que mantém os indivíduos em contato permanente e em todas as circunstâncias, propiciando a interação.
2. TIPOS DE COMUNICAÇÃO
A comunicação varia de acordo com:
Instrumentos utilizados para manter contato com o outro;
As pessoas em processo de comunicação;
Os objetivos em vista.
2.1. INSTRUMENTOS
2.1.1. COMUNICAÇÃO VERBAL – é a mais freqüente, a mais habitual. Utiliza-se a linguagem oral ou escrita para o estabelecimento do contato. Costuma ser o instrumento preferido de comunicação. Envolve ritmo, tom, entonação da voz.
2.1.2. COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL – é todo instrumento utilizado na comunicação que não seja a linguagem oral ou representada por sinais gráficos, escrita.
Pertencem a este grupo: gestos, expressões faciais, posturas, silêncios e ausências no interior de certos textos. Vêm carregados de mensagens significativas, mais ainda do que as palavras.
Para serem autênticas, a comunicação verbal e a não-verbal deveriam estar sempre sincronizadas no mesmo indivíduo. Muitas vezes, a comunicação verbal e a não-verbal estão em dissonância, traindo o eu íntimo que o verbal tenta camuflar. Falamos uma coisa, mas estamos expressando outra. A comunicação tende a se tornar fala intelectualizada, quando reduzida exclusivamente à linguagem verbal.
A linguagem apenas não-verbal dificilmente seria inteligível para o outro.
2.2. PESSOAS ENVOLVIDAS
2.2.1. COMUNICAÇÃO A DOIS
a) Pessoais – encontro entre dois seres que se percebem em relação de reciprocidade ou complementaridade, como amizade, amor ou fraternidade. Quando autêntica, tende a durar e se tornar permanente.
b) Profissionais – quando a comunicação a dois é realizada para assuntos de trabalho. Também deve ser autêntica, para se obter melhores resultados.
2.2.2. COMUNICAÇÃO EM GRUPO
a) Intragrupo – realizada entre pessoas de um mesmo grupo.
b) intergrupos – contatos e trocas entre dois ou mais grupos.
2.3.