Trabalho de multiculturalismo
Pluralidade cultural é a existência de várias culturas. Pode ser a pluralidade de religião (católicos, protestantes, islâmicos, entre outros), de nacionalidade (japoneses, italianos, brasileiros, entre outros) de cor (brancos, negros, mulatos, amarelos, vermelhos). É a pluralidade cultural que faz do mundo um lugar rico.
As relações entre educação e culturas nos provocam, a nos situar diante das questões colocadas hoje pelo multiculturalismo no âmbito planetário e de cada uma das realidades nacionais e locais em que vivemos.
No Brasil a questão multicultural apresenta uma configuração própria. Nosso continente é construído com uma base de varias culturas, onde as relações iniciais dos nossos povos principalmente os índios, negros sofrerão muito.
A nossa formação histórica está marcada pela eliminação física do outro ou por escravização, que também é uma forma violenta de negação de sua alteridade. Os processos de negação do outro também se dão no plano das representações e no imaginário social.
Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos sociais e culturais, muitas vezes é marcada pelo preconceito e pelo dia temático da Pluralidade Cultural, diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias. Depois de muitos debates, lutas, estudos e pesquisas conquistam-se uma nova formação histórica. A