Trabalho
Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção[->0] sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST são patologias[->1] antigamente conhecidas como doenças[->2] venéreas. São doenças infecciosas[->3] que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual[->4]. O uso de preservativo[->5] (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.
Alguns grupos, principalmente os religiosos, afirmam que a castidade[->6], a abstinência sexual[->7] e a fidelidade[->8] poderiam bastar para evitar a disseminação de tais doenças.
Pesquisas afirmam que a contaminação de pessoas monogâmicas[->9] e não-fiéis portadoras de DST tem aumentado, em resultado da contaminação ocasional do companheiro(a), que pode contrair a doença em relações extra-conjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.
As DTS mais importantes são:
· Sífilis
· Gonorréia
· Uretrite não Gonocóica (Gota Matinal)
· Cancro Mole
· Herpes Genital
· Condiloma Acuminado (Crista de Galo)
· Tricomaníase
· Linfogranuloma Venéreo (Mula)
· Hepatite B
· AIDS
Como se proteger
· Use camisinha em todas as relações sexuais. (Saiba como usa-la corretamente)
· Só utilize agulhas e seringas descartáveis ou desinfetadas. O uso deve ser pessoal. Não divida nunca com outras pessoas
Sinais e Sintomas de DST
Sífilis: Feridas sem dor, nos órgãos sexuais, caroços e ínguas na virilha, manchas em várias partes do corpo, queda de cabelo. Toda mulher grávida deve fazer o exame de sangue, pois o filho poderá nascer com a doença.
Gonorréia (blenorragia) (pingadeira): Ardência ou formigamento ao urinar, corrimento de cor amarelada ou com sangue, gota de pus.
Cancro Mole (cavalo): Várias feridas dolorosas com pus nos órgãos sexuais, dor e íngua.
Linfogranuloma Venéreo