Relações interpessoais versus liderança
Primeiramente ao definir a liderança na competência interpessoal, é necessário entender o que é o ‘’ser humano´ um ser complexo, que se torna reflexo do meio em que foi educado, sua forma guiada por seus modelos mentais criados, que nada mais são que sua personalidade, a sua interação em sociedade discriminado por seu sistema pessoal que definirá seu modo de liderar. Seus objetivos pessoais, sua competência, crença, valores e seu autoconceito em nível desenvolvido. Assim de modo equilibrado e ativo será definido de forma coesa, se este ‘’ser’’ será um líder ou um liderado.
No padrão liderança, só ser um líder nato, não é suficiente. O líder por si só, já é um eloquente comunicador, observador e claro pioneiro. Mas é necessário ser ‘’ o senhor da balança’’ ou seja lidar com os interesses da organização, trabalhar o bom desenvolvimento e melhor aproveitamento dos colaboradores e ainda negociar com as outras organizações, levando em conta em conta que as três partes sairão ganhando. Além de está sempre atento as mudanças do mundo e seus processos, em uma escala gradativa que o levará ao sucesso. Ou seja ser líder é ser o mestre que transforma um talento bruto em joia rara.
Liderar é uma questão clara de comunicação e entendimento. O líder é obstinado e concentrado aos seus objetivos, assim seu modelo mental pré-definido é o pontapé inicial. Este tem uma capacidade de decisão, firme que inspira confiança e gera respeito aos subordinados. O líder de forma interpessoal agrupa suas capacidades e habilidades profissionais juntamente com seus valores e ambições, ele vende sua ideias a todo momento e faz marketing de sua imagem, compreende que para conseguir mudanças , ele é o ponto de referência e o modelo a ser seguido. Nesse ponto passa a ser sinestésico pois começa a sentir as pessoas a compreender o que elas esperam dele.
Um líder está sempre aberto ao novo, ele cria uma equipe forte que atue bem