Relações interpessoais nas empresas
PROMINP
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
SÃO PAULO
ABRIL DE 2007
ETE MARTIN LUTHER KING
PROMINP – APOIO ADMINISTRATIVO
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
RELAÇÕES INTERPESSOAIS NAS EMPRESAS
EDUARDO VON PAUMGARTTEN
JOSÉ REMILDO MARIA
JOELMA MOURA ALVES
VITOR DOS SANTOS PEREIRA
ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL
ORIENTADORA: PROFESSORA THAIZ SANTOS
SÃO PAULO,
ABRIL DE 2007
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NAS EMPRESAS.
OBJETIVO: Pesquisar sobre o desenvolvimento das Relações Interpessoais no ambiente de trabalho.
1 - Introdução: Quanto mais uma atividade exige que duas pessoas trabalhem em conjunto, mais importante é o tipo de relação de trabalho que se estabelece. Mesmo quando a interação é apenas periférica à atividade, a relação interpessoal pode se tornar um motivo de satisfação ou de frustração e assim afetar todo o trabalho de maneira relevante. Essas questões são às vezes tão fundamentais para a organização quanto à natureza da própria atividade. Boas relações interpessoais contribuem para o sucesso do trabalho. (RH Consultoria JR – UFMG)
2 - Relatório:
2.1 - A Administração de Recursos Humanos Tradicional.
A ARHT se caracteriza, fundamentalmente, por ser instrumental e por seu interesse no comportamento dos indivíduos nas organizações. A organização tradicional do departamento de RH quanto ao aspecto operacional, visa planejar, organizar, dirigir e controlar as funções de procura, desenvolvimento, compensação, treinamento, avaliação e utilização da mão-de-obra, voltadas para os objetivos econômicos e estratégicos da empresa, cujo objetivo é uma mão-de-obra capacitada para o desempenho de uma função pré-estabelecida.
2.2 - Estudos de Liderança.
No início da industrialização, a produtividade de uma empresa era obtida pela coação e a liderança exercida pela força. Depois dos estudos de Elton Mayo surge a Escola de Relações Humanas, uma forma de administração compreensiva do indivíduo em