As relações interpessoais na empresa
Tamires Duarte de Queiroz Rocha²
RESUMO:
A interação em qualquer ambiente que seja nasce da aceitação, desprendimento e acolhimento, e no mundo atribulado em que vivemos às vezes não nos damos conta disto. Relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo. Este trabalho busca expor a questão das relações humanas no contexto empresarial, isto é, enfatiza a importância que a auto-estima exerce no ambiente de trabalho, no qual é ponto culminante do sucesso ou não.
PALAVRA – CHAVE: Relações, Trabalho, Equipe, Empresa.
INTRODUÇÃO.
O grande desafio da vida é despertar o interesse pelos valores humanos, iniciando pela responsabilidade quando se é capaz de se relacionar bem com os outros, derrubando todas as barreiras que possamos ainda carregar desde a mais longínqua infância. O termo “relações humanas” tem se referido às relações interpessoais, podendo ocorrer entre uma pessoa e outra, entre marido e mulher, vendedor e comprador, aluno e professor. Entre esses relacionamentos pai, mãe e filhos no lar; professores e alunos numa classe; empregados e chefia em uma empresa.
O ambiente de trabalho sofre algumas consequências que provêm do âmbito familiar, isto é, vivências práticas do dia-a-dia, pois mantendo-se um bom relacionamento na família, o colaborador desenvolve uma boa conduta pessoal, resultando em um desempenho profissional eficiente. Este ambiente deve ser harmonioso e cooperativo, onde administram-se as emoções, controlam-se os impulsos e a ansiedade para melhor compreender e conviver com os outros.
O relacionamento interpessoal se refere, no contexto desta pesquisa, à conversação anterior, às comunicações interiores e as interpessoais por meio das quais se estuda o comportamento humano no seu desenvolvimento intra e interpessoal. Este trabalho tem como objetivo primordial, verificar e conhecer o funcionamento dentro da empresa, no que diz respeito aos seguintes aspectos: o relacionamento