Relações interpessoais no poder público
Os profissionais têm de lidar com uma série de situações que acabam tornando alguns fatores mais importantes que outros, devido à mudança das necessidades (falando ainda do serviço dentro do poder público).
Aludindo à Pirâmide das Necessidades de Maslow* (mais popular que Quéops, Quéfren e Miquerinos, se permitirdes um pequeno gracejo), as necessidades do ser humano mudam conforme o ambiente no qual se encontra.
Sabe-se que dentro do poder público há duas agravantes para um ambiente profissional complicado, que são a falta de um plano de carreira e a estabilidade, que podem desmotivar o profissional a ponto desde não se importar com certas sutilezas em relação a outrem e/ou simplesmente não se preocupar com as consequências de seus atos.
Salientando o fato supracitado, o ambiente dentro do serviço público é diferenciado, sendo bastante comum encontrar pessoas desmotivadas pelos mais diversos fatores, que acabam perdendo um pouco da empatia, tornando o ambiente, por vezes, pesado.
É importante que as pessoas se conscientizem quanto a isso, lembrando que todos fazem parte do mesmo sistema, que estão no mesmo barco e que todos possuem necessidade de aceitação, segurança e tranquilidade. À medida em que existam fatores que não possam ser mudados dentro do âmbito profissional, o fator humano continua como preponderante para a manutenção do bem-estar do local de trabalho.
*Hierarquia das necessidades de Maslow