Relações humanas
A eutrofização é o crescimento excessivo das plantas aquáticas, tanto planctônicas quanto aderidas, a níveis tais que sejam considerados como causadores de interferências com os usos desejáveis das represas . O principal fator de estímulo é um nível excessivo de nutrientes nos lagos, principalmente nitrogênio e fósforo.
Enfoca-se a principalmente lagos e represas. O processo de eutrofização pode ocorrer também em rios, embora seja menos frequente, devido às condições ambientais serem mais desfavoráveis para o crescimento de algas e outras plantas, como turbidez e velocidades elevadas.
Eutrofização é um processo em que aumentam os nutrientes disponíveis numa lagoa ou represa. Pode ocorrer naturalmente ou ser conseqüência de poluição orgânica. Numa eutrofização causada por poluição, a seqüência de eventos principais é a seguinte:
[pic]
Processo:
Enriquecimento excessivo do corpo d’água com nutrientes. Esse enriquecimento pode ser de causa natural ou humana. Ocorrem BLOOMS, que são aumentos de grande magnitude no número de algas verdes e cianobactérias (algas azuis) que podem ter efeitos nocivos e aumentam a atividade primária.
Esse aumento de algas (conhecidas também por fito plâncton) diminui a transparência do corpo d’água, impedindo a penetração da luz, que afeta certos tipos de algas que servem de alimentos para muitos animais aquáticos, diminuindo assim a biodiversidade desse ecossistema. Com o grande aumento das algas, o sistema perde o poder de auto-purificação levando ao acúmulo de sedimentos e detritos. A concentração de oxigênio diminui e o pH pode ser alterado, levando mais uma vez uma perda da biodiversidade.
Pode ocorrer o aumento de toxinas produzidas pelas cianobactérias e parasitas, o que afeta a qualidade da água. E isso tudo provoca aquele cheiro forte que é muito conhecido.
Tipos de Eutrofização