Relações humanas taylor
A relação humana dos operários passou a ser considerada a partir de estudos realizados em uma empresa que fabricava equipamentos eletrônicos nos Estados Unidos na década de 30 do século 20 após perceberem o trabalho excessivo caracterizando a desumanização. Estudo realizado por George Elton Mayo entre 1927 e 1932 quando comparavam a iluminação do ambiente de trabalho com a eficiência na produtividade.
Estudo deu continuidade com Andrade e Amboni em 4 fases onde perceberam que desgaste físico, emocional e o numero de acidentes passaram solucionados e reduzidos após desenvolver o trabalho visando como seres humanos e suas limitações e que desenvolvendo o lado social com trabalhos em grupo e motivados desenvolviam uma maior produtividade.
Em 2006 Motta e Vasconcelos classificam as idéias nas escolas de Relações Humanas em três:
- Homem Social;
- Grupo informal;
- Participação nas decisões;
Baseando nestas idéias identificaram a necessidade de interação entre os homens que são motivados a agir por necessidades biológicas e psicossociais intensificado com os relacionamentos internos com liberdade de opinião colaborando para o desenvolvimento da empresa. Outros colaboradores de Elton Mayo surgiram:
- Oliver Sheldon com as responsabilidades sociais da empresa;
- Alfred J. Marrow com pesquisas da psicologia aplicada buscando criar melhores ambientes de trabalho;
- Ordway Tead coma compreensão do comportamento com conhecimento da natureza humana;
- Mary Parker Follett responsável pelo gerenciamento em equipes até mesmo antes de Hawthorne com posterior reconhecimento, preocupada com os conflitos industriais desenvolveu três formas para trabalhá-los: dominação, conciliação e integração.
- Roethlisberger e Dickson pela experiência desenvolveram um modelo organizacional com eficiência técnica e social;
- Chester Barnard levou os estudos aos grupos informais evidenciando os desentendimentos entre a pessoa e a empresa.
Mesmo com o