Trabalho comportamento organizacional cientista social, australiano, falecido em 1949, elton mayo é considerado o fundador do movimento das relações humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de taylor. como
1. Introdução
Este trabalho vem apresentar o trabalho de profissionais com usuários de substâncias psicoativas visando conhecer as formas de tratamento e como se dá a demanda de usuários na Instituição e o que são substâncias psicoativas e sua ação no organismo humano para avaliar sua ação e os prejuízos acarretados através do uso da mesma.
Segundo o CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) que é um núcleo inserido no Departamento de Psicobiologia - Universidade Federal de São Paulo, sob a direção do Professor Elisaldo Carlini.
Iniciou suas atividades em 1978, consolidando seu trabalho na década de 80, a partir da necessidade de informações científicas a respeito do consumo de drogas na população brasileira. Vamos conhecer como as drogas atuam no organismo através de informações do site do CEBRID:
Ao atingirem o cérebro, as drogas modificam a nossa maneira de sentir, pensar e, muitas vezes, de agir. A mudança pode ser no sentido de fazer o cérebro funcionar mais devagar, deixando a pessoa mais lenta e desligada (drogas depressoras), mais depressa, tornando o usuário mais ativo, ligado, sem sono (drogas estimulantes ou de fora do seu normal, perturbando a mente (drogas alucinógenas ou perturbadoras). (CEBRID, 2004).
Estas substâncias agem no organismo especialmente no cérebro provocando várias alterações dependendo do tipo de substância que forem consumidas, as drogas psicoativas são divididas em dois tipos: dependência psicológica, onde o usuário sente necessidade de utilizar a substância, e dependência física onde o usuário utiliza para evitar conseqüências, chamada de neurose na linguagem popular, ou síndrome de abstinência.
Segundo Laranjeira, 2003, p.6 As substâncias psicoativas com potencial de abuso são alvo da preocupação da sociedade brasileira, devido ao aumento