Teoria Das Rela Es Humanas 1
Teoria Das Relações Humanas 3
Elton Mayo e a Teoria das Relações Humanas 4
Experiência de Hawthorne 6
Características das Relações Humanas 6
Principais Teóricos 7
Críticas à teoria das relações humanas 7
Consequências da Teoria das Relações Humanas 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
A teoria das relações humanas surge na segunda década do século XX (1927), em um período marcado pela recessão econômica, inflação, elevada taxa de desemprego e de grande atividade dos sindicatos. Essa teoria surgiu nos Estados Unidos, como consequência da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e outros colaboradores. Sua origem está nos seguintes fatos:
Humanizar a administração, libertando-a dos conceitos da administração cientifica.
Desenvolver a ciências humanas, especialmente a psicologia.
Elton Mayo é o fundador dessa escola, mas teve contribuição de Dewim e Lewin.
Elton Mayo, médico e sociólogo australiano , fez testes na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positiva ou negativamente, a produção. O primeiro teste foi realizado para encontrar a relação entre a intensidade da luz e a produtividade. Nesse teste, porém, foi encontrada uma variável difícil de ser isolada: o fator psicológico dos trabalhadores. Mudou-se o foco da pesquisa, observando o comportamento dos trabalhadores a cada pequena mudança (ex: lanches, intervalos, mudança nos incentivos e nos horários de trabalho)
A partir de então que começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações acerca da empresa a qual eles trabalhavam.
Teoria Das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas ideias trazidas