Trabalho de administração
Sua teoria se divide em dois periodos.
Primeiro Periodo: Corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas – 1903) onde se preocupa exclusivamente com as tecnicas de racionalização do trabalho do operario, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study).
Segundo Periodo: O segundo periodo de Taylor corresponde a publicação de seu livro da Administração Cientifica (1911), quando concluiu que a racionalizaçõa do trabalho operario deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seu principios. Neste segundo periodo, desenvolvel os seus estudos sobre a administração geral , a qual denominou Administração Cientifica.
De acordo com Taylor, a implantação da Administração Científica deve ser gradual e obedecer a um certo período de tempo, para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízos aos patrões. Essa implantação requer um período de quatro a cinco anos para um progresso efetivo.
Para Taylor. os elementos da Administração Científica são: Estudo de tempo e padrões de produção; supervisão funcional; padronização de ferramentas e instrumentos; panejamento das tarefas; o princípio da exceção; a utilização da régua de cálculo e instrumentos para economizar tempo; fichas de instruções de serviço; a idéia de tarefa, associada a prêmios de produção pela sua execução eficiente; sistemas para classificação dos produtos e do material utilizado na manufatura; sistema de delineamento da rotina de trabalho.
Para Taylor, o operário não tem capacidade, nem formação, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente qual o método ou processo mais eficiente. Porém, com a Administração Cientifica ocorre uma repartição de responsabilidades: a administração (gerência) fica com o