Relações Humanas no Trabalho
Link: http://prezi.com/fjrp7kovaony/fordismo-taylorismo-uma-nova-forma-de-organizacao-do-trabalho/
1. Quem foram os investidores do Taylorismo e Fordismo? Qual sua importância?
Frederick Taylor e Henry Ford;
No século XIX o Taylorismo propunha a aplicação de princípios científicos na organização do trabalho, buscando maior racionalização do processo produtivo.
O Fordismo iniciou no século XX, com o aperfeiçoamento contínuo dos sistemas produtivos existentes, com uma divisão de trabalho muito bem detalhada e encadeada. (produção em série para consumo em massa)
2. O que significa “aplicação de princípios científicos na organização do trabalho” e o que permite esta iniciativa?
Trata-se de um sistema produtivo, permitindo maior racionalização do processo produtivo.
3. Para que serviria a introdução desta nova forma de organização do trabalho?
Essa nova organização do trabalho visa a produção em série e o consumo em massa, aumentando a produtividade, controlando os trabalhadores, dividindo as tarefas, introduzir a linha de montagem e também um sistema de recompensa e punição para os operários.
4. Cite pelo menos 3 objetivos da introdução do fordismo-taylorismo que se refletem no mundo do trabalho na atualidade? Também, dê exemplos como referência daquilo que citou.
Sistema de recompensa e punição: atualmente, algumas empresas trabalham com ‘metas’, ou seja, se o trabalhador cumprir a meta estipulada ele recebe uma recompensa por isso.
Controle de trabalhadores: existem vários meios de controlar o trabalhador na empresa, com índices de desempenho, com outros trabalhadores com cargos superiores e até mesmo com as câmeras de monitoramento.
Divisão de tarefas: empresas dividem-se em setores e os setores se sub-dividem em células, cada um responsável por uma parte do trabalho, assim a tarefa total é dividida para vários colaboradores.
5. Assista ao trecho do filme Tempos Modernos e comente a interpretação que o filme faz do