relações Harmoniosas
As relações harmônicas intraespecíficas são duas: a sociedade e a colônia.
SOCIEDADES
As sociedades constituem-se em aglomerados de indivíduos da mesma espécie que executam suas funções com a finalidade de beneficiar a população. As sociedades podem ser ISOMORFAS(quando os indivíduos apresentam as mesmas formas, ou seja, a forma não influencia na função, por isso qualquer indivíduo pode realizar qualquer função na sociedade) ou HETEROMORFAS (quando os indivíduos possuem a forma diferenciada, portanto adaptadas para suas respectivas funções). As sociedades são outro exemplo de relações ecológicas intraespecíficas harmônicas. Nelas, os organismos de uma mesma espécie não vivem unidos anatomicamente como nas colônias, mas apresentam um grau de cooperação, comunicação e divisão de trabalho extremamente organizado. Como exemplos de sociedades, temos os chamados insetos sociais, que são as abelhas, vespas,formigas e cupins, e alguns mamíferos, como os castores, os gorilas e a espécie humana.
Como vimos anteriormente, as relações ecológicas intraespecíficas também podem ser desarmônicas, como a competição intraespecífica e o canibalismo.
Na competição intraespecífica, os organismos de uma mesma espécie competem pelos mesmos recursos, que são limitados, disponíveis no meio.
Já no canibalismo, um organismo mata e devora outro organismo da mesma espécie. Como exemplo, podemos citar algumas espécies de aranhas, que devoram os machos logo após a cópula, ou algumas espécies de peixes predadores, que na falta de alimento, podem se alimentar de peixes mais jovens da mesma espécie.
As colônias são agrupamentos de indivíduos de uma mesma espécie que se unem de forma anatômica, trazendo vantagens para todo o grupo. Nas colônias, dependendo da espécie de ser vivo, pode haver divisão de