Relações ecologicas
Relações Intra-específicas Harmônicas
a) Colônias
Agrupamento de indivíduos da mesma espécie que revelam um grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros, sendo impossível a vida quando isolados do conjunto, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho.
Ex.: As cracas, os corais e as esponjas
b) Sociedades
São agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que têm plena capacidade de vida isolada, mas preferem viver na coletividade. Os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros. Ex.: as formigas, as abelhas e os cupins.
Relações Intra-específicas Desarmônicas
a) Canibalismo: é o indivíduo que mata e come outro da mesma espécie.
Ex.: escorpiões, aranhas, peixes, planárias, roedores,
Relações Interespecíficas Harmônicas
a) Comensalismo: É uma associação em que uma das espécies — a comensal — é beneficiada, sem causar benefício ou prejuízo ao outro (não-comensal).
Ex.: A rêmora
b) Inquilinismo: É a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Trata-se de uma associação semelhante ao comensalismo, não envolvendo alimento.
Ex.: Peixe-agulha e holotúria, o peixe-agulha
c) Mutualismo: Associação na qual duas espécies envolvidas são beneficiadas, porém, cada espécie só consegue viver na presença da outra, associação permanente e obrigatória entre dois seres vivos de espécies diferentes.
Ex: Líquens,cupins e protozoários, bactérias e raízes de leguminosas e micorrizas
d) Protocooperação
Trata-se de uma associação bilateral, entre