relações ecologicas
Programa Darcy Ribeiro- PDR
Relação ecológica entre os organismos
Carolina-MA
2013
Mirian Brito dos Santos
Relação ecológica entre os organismos
Pesquisa apresentada a Universidade Estadual do Maranhão Programa Darcy Ribeiro - PDR. Curso de Graduação em Ciências da Natureza com Habilitação Biologia. Como requisito para a obtenção de nota da disciplina Microbiologia Geral da professora Valéria Bittencourt.
Carolina-MA
2013
INTRODUÇÃO
Os seres vivos tem uma relação ecológica, onde os organismos podem ter relação interespecífica ou intraespecífica, sendo estas harmônicas ou desarmônicas.
Na natureza, os organismos dependem dessa relação para poder ter equilíbrio na cadeia alimentar ou até mesmo para poder sobreviver. Neste trabalho iremos saber um pouco mais sobre algumas relações ecológicas, tais como: Sociedade, Colônia, Canibalismo, Competição, Mutualismo, Protocooperação, Inquilismo, Comensalismo, Amensalismo, Predatismo, Parasitismo.
RELAÇÕES ECOLOGICAS ENTRE OS ORGANISMOS
As relações ecológicas se particularizam pelos tipos de relação de dependência que os seres vivos mantêm entre si e são categorizadas de acordo com benefícios e/ou prejuízos que a interação traga aos organismos envolvidos. Organismos das diferentes espécies, além de interagirem com o meio abiótico em que vivem, interagem com os outros seres vivos presentes no mesmo ambiente. Há diferentes formas de interação entre os seres formadores das comunidades bióticas de um ecossistema. Estas interações são coletivamente denominadas interações biológicas ou relações ecológicas.
Na natureza, existem diversos tipos de relações entre os seres vivos, sendo algumas benéficas e outras prejudiciais para cada um dos envolvidos. Essas relações são classificadas como positivas, quando há ganho para um dos envolvidos ou para ambos, e como