“REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO VEGETAL EM LARGA ESCALA PARA CONFECÇÃO DE SABÃO: COLETA, PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO”
“REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO VEGETAL EM LARGA ESCALA PARA CONFECÇÃO DE SABÃO: COLETA, PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO”
CURSOS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO P6, ENGENHARIA AMBIENTAL P3, P4 e P6 E ENGENHARIA ELÉTRICA P7.
PROFESSORES ORIENTADORES: AMANDA ROSSI MASCARO (ENGENHARIAS AMBIENTAL E DE PRODUÇÃO) E ROGÉRIO LUIS SPAGNOLO DA SILVA (ENGENHARIA ELÉTRICA).
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS O principal objetivo deste trabalho é a confecção de sabão em larga escala a partir da reutilização de óleo vegetal e também a análise das características do produto final. Para tal, serão integrados os cursos de Engenharia Ambiental (coleta, remoção de impurezas grosseiras, estudo químico das reações envolvidas no processo e confecção da matéria prima em estado líquido), Engenharia de Produção (criação do fluxograma do processo, dos moldes para acomodação do sabão líquido e transformação em sabão no estado sólido, coleta de dados sobre o produto final e levantamento estatístico de alguns pontos da qualidade deste produto por amostragem) e Engenharia Elétrica (construção de uma esteira elétrica para transporte e corte de sabão). Desta forma, será possível simular o funcionamento real de uma linha de produção, desde a captação de matéria prima para um produto até a análise e aprovação de determinado lote. Além disso, será possível retirar cerca de 500 Kg de óleo vegetal do meio ambiente, quantidade que causaria impactos desastrosos. Para total êxito do projeto, também contaremos com algumas empresas parceiras e pessoas da comunidade, que receberão gratuitamente uma pedra de sabão para testar e entrar para o quadro de amostragens de qualidade.
CRONOGRAMA
Este projeto deve seguir rigorosamente as seguintes etapas:
Coleta de óleo vegetal: esta parte é de responsabilidade dos alunos da Engenharia Ambiental. Cada 3 alunos deverá coletar 5 litros de óleo vegetal e armazenar o mesmo (filtrado para retirar impurezas grosseiras) em um galão de mesma capacidade, etiquetando