Relações de Equipe
Definimos trabalho em equipe como uma rede de relações entre pessoas, relações de poderes, saberes, afetos e desejos, onde é possivel identificar os processos grupais.
Nas equipes as relações de poder e disputas são históricas, se reproduzem no interior do trabalho, temos como exemplo a medicina e a enfermagem que disputam poderes, as histórias dessas profissões são de conflitos.
Temos tambem outras disputas entre grupos de trabalhadores, agente comunitário de saúde e auxiliares de enfermagem, auxiliares de enfermagem e enfermeiros, médicos e dentistas, enfermeiros e gerentes, administradores e médicos e muitos outros.
São pessoas com formações diferentes, com saberes diferentes, práticas diferentes, histórias diferentes que se encontram ou desencontram para produzir um trabalho:cuidar de pessoas com necessidades de saúde, gerenciar seviços e sistemas de saúde, formular projetos de promoção de vide.
A equipe é uma possibilidade de construção, desconstrução e reconstrução permanente.
Os trabalhadores precisam ser agenciados para "o modo equipe" de trabalhar; onde os trabalhadores se rearranjam para atender uma pessoa, família ou grupo de sua integralidade,construindo projetos terapêuticos. Isso se dá em meio a tensçoes, estranhamentos, conflitos, questionamentos.
Os trabalhadores precisam tomar para si a tarefa de cuidar e reconhecer que, para abordar a complexidade do trabalho em saúde, são necessários distintos olhares, saberes e fazeres, cooperer uns com os outros para uma finalidade comum: o cuidado. Comunicar-se, ora mais, ora menos, permitir-se servir de depositário das angústias e incertezas, sem tomar para si a vida e a decisão que é do outro ( aquele que está sendo cuidado). Para um bom funcionamento de uma equipe vai depender da personalidade de cada elemento da equipe e do relacionamento entre eles. Alguns tipos de personalidade são mais compatíveis com outros e quando dois tipos de personalidade compatíveis