Relações Comerciais
Este trabalho consiste no estudo das relações comerciais e trocas internacionais, analisando seus conceitos e abordando teorias de um modo construtivo e crítico, procurando esclarecer os tópicos protecionismo comercial e integração econômica regional, União Europeia e Área de Livre Comércio das Américas, a ALCA.
Palavras-chave: Relações Comerciais. Trocas Internacionais. União Europeia. ALCA
ABSTRACT
This work consists of the study of trade relations and international trade, analyzing their concepts and theories addressing a constructive and critical manner, seeking to clarify the topics protectionist trade and regional economic integration, European Union and the FTAA.
Keywords: Commercial Relations. International Swaps. European Union. FTAA
Introdução
A economia desde muito tempo rege o modo de vida humano, e hoje obviamente não é diferente, com a evolução humana isso só se mostrou de forma mais evidente.
As relações comerciais entre povos da antiguidade precederam o que hoje seria a razão de conexão em nível mundial, por outro lado, a razão de discórdias entre nações.
Bruscas medidas para valorização de mercado interno – desvalorizando produtos externos – o denominado protecionismo impede cada vez mais a evolução uniforme das nações, prevalecendo aquele com maior poder, que por sua vez, usa desse poder para sujeitar outros a sua vontade.
O mundo econômico atual se encontra cada vez mais rumo a criação dos blocos econômicos regionais, esses blocos preveem fortalecimento do comércio regional, chegando a níveis continentais. Com os rumos tomados até aqui, já se fala de um mundo totalmente dividido em blocos econômicos, mas para isso, países emergentes precisarão de grandes reformas em suas infraestruturas, afim de, acompanhar as grandes nações presentes nesses blocos, podemos assim, entender que ainda precisaremos de um longo tempo e um investimento a níveis nunca vistos para que se forme um mundo tomado por blocos econômicos.