Relação entre o filme “o pianista” e as fases da 2ª guerra mundial
O filme “O Pianista” retrata um judeu que vivia nos tempos de Hitler, na Alemanha, demonstra o grande sofrimento que os alemães causaram aos judeus. Mostra fatos dessa triste e longa história desde quando o povo alemão se tornara nazista, passando por toda a invasão polonesa, inglesa e francesa, até o momento em que os alemães assinam os termos de rendição.
Os judeus eram muito restringidos, não podiam ter muito dinheiro, não podiam frequentar lugares públicos, até mesmo para ir a banheiros públicos, havia banheiros públicos apenas para alemães e outros apenas para judeus. Os alemães entravam quando bem entendessem em casas de judeus e levavam pertences, ou objetos de valor. Foram “rotulados” como judeus a partir de 1 de dezembro de 1939, sempre sofrendo discriminação.
Em 31 de outubro de 1940 os judeus foram forçados a irem para o gueto de Varsóvia. Algum tempo depois, em 15 de março de 1942, foram transportados de trem para um campo de concentração, diziam os alemães que era para eles trabalharem mas na verdade, lá, os judeus eram todos executados.
Continua... O que vem a seguir foi usado para a criação da parte de cima
No dia 1º de setembro de 1939, Adolf Hitler anunciou o início das ações militares voltadas para a invasão da Polônia. Tal feito do Estado Nazista serviu como estopim para que a França e a Inglaterra enviassem um ultimato exigindo que tal ação militar não fosse realizada. Mediante o silêncio de Hitler, franceses e ingleses declararam guerra contra os alemães. Apesar do anúncio, nenhum grande conflito se desenvolveu imediatamente ao processo de invasão germânico em terras polonesas.
O marasmo desse primeiro momento, também conhecido como “guerra de mentira”, foi quebrado quando as forças de Adolf Hitler empregaram diversos ataques-relâmpago (conhecidos como “Blitzkrieg”) contra a Holanda, Noruega, Dinamarca e Bélgica. Por meio da dominação desses territórios, os alemães