Relação entre a revolução industrial sociologia
IARA ROBERTA CORRÊA
SOCIOLOGIA- CONHECIMENTO SOBRE TODOS E PARA TODOS.
TÍTULO DO TRABALHO
RELAÇÃO ENTRE REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SOCIOLOGIA
INTRODUÇÃO
A revolução industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social.
A "revolução Industrial "foi um marco para o estudo da sociedade para aprofundarmos e questionarmos sobre as relações sociais.
[pic]
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
DESENVOLVIMENTO
A Revolução Industrial possibilitou uma nova sociedade. De religiosa e rural, a sociedade passa a laica e urbana. De feudal, a sociedade passa gradativamente à capitalista. Tais inovações trazem consigo alguns problemas inéditos e acentuam outros verificados na sociedade, como a miséria, a fome, o desemprego, a falta de moradia, o suicídio, a prostituição, a exploração etc... Agora, uma nova sociedade requer um novo método de compreensão. Acredito que a sociologia foi impulsionada, sobretudo, pela necessidade de compreensão dos fenômenos decorrentes da revolução industrial.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
.
Após as mudanças tecnológicas no processo produtivo e com a industrialização que ocorreu na sociedade, começou a surgir os primeiros conflitos sociais, gerando assim a Sociologia. O capitalismo trouxe uma grande crise para a sociedade indiscriminadamente campo e cidade, disseminando fome, epidemias e guerras, etc...
Sendo assim a Revolução Industrial, demonstrou uma modificação significativa na