Legal
Sociologia
Nome: Eduardo Barbosa nº 08
Nome: Henrique Stancov nº 15
Nome: Matheus Moreira nº 23
Introdução
Analisar a sociedade é um desafio, porque temos vários olhares, diversos pontos de vista, o que provoca polêmicas e discussões saudáveis para melhor compreendermos tudo o que nos cerca.
À sociologia cabe o papel de fundamentar essas análises de forma consistente e cientifica.
História
A sociologia não tem uma história muito longa, principalmente se comparada com disciplinas das Ciências Naturais, mas seu objeto de trabalho principal, as relações dos seres humanos em sociedade, pode-se dizer, é bastante antigo, pois, na idade Antiga, o ser humano já se preocupava com tais relações. Santo Agostinho, Maquiavel e Montesquieu foram grandes expressões que retrataram essas relações humanas antes do surgimento da Sociologia.
A filosofia e a religião exploravam os temas voltados para as relações sociais e assim foi até o século XIX, quando começou a aparecer a Sociologia, Auguste Comte foi o primeiro a usar o termo sociologia, para compreender seu surgimento, é preciso entender o contexto histórico em que ela aparece.
3 Principais Sociólogos
Émile Durkheim ( Considerado um dos pais da sociologia, combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica.)
Karl Marx ( Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de rende justa e equilibrada.)
Max Weber (Foi um dos fundadores da sociologia)
Relação entre Sociologia e Revolução Industrial
É praticamente uma relação de determinação. Embora se possa dizer sem muito compromisso que os primeiros sociólogos foram os pensadores da Grécia Antiga. A sociologia calcada nos princípios positivistas contemporâneos seria impensável no mundo anterior à revolução industrial.
A revolução industrial foi o acontecimento precursor das revoluções políticas do século XVIII que derrubaram o