Sociologia
De fato, se a França foi o berço da sociologia através de Comte e Durkheim, também é verdade que a Revolução Francesa foi, ao lado da Revolução Industrial, um dos mais importantes pilares das condições sociais para a emergência desta disciplina. Portanto, “são os acontecimento desencadeados pelas duas revoluções desse século que possibilitaram o aparecimento da Sociologia”. De forma clara e expressiva, esta revolução mostrou que a ordem social vigente não é eterna, nem inquestionável, dando aos homens a certeza de que são agentes criativos, fazendo à História.
Combinando o uso da razão e da observação os pensadores do iluminismo analisaram vários aspectos da sociedade. Seu objetivo, ao analisar as instituições da época, era demonstrar que elas eram irracionais e injustas, e que impediam a liberdade dos homens. “Se impediam a liberdade do homem deveriam ser eliminadas”. Esse tais pensamentos revolucionários levaram a terem um importante papel na Revolução Francesa de 1789.
Como conseqüência da Revolução Industrial, principalmente profundas mudança no campo social, as cidades cresceram enormemente com o afluxo de