Ocupação territorial e expansão demográfica desde o brasil colonia até o brasil de hoje: impactos ambientais e consequências.
Iniciada com a expedição de Martim Afonso de Souza em 1530, que fundou a primeira vila na colônia – São Vicente, em 1532 –, a ocupação das terras brasileiras é lenta e dispersa. Até meados do século XVII permanece limitada à estreita faixa litorânea, onde se concentram a exploração do pau-brasil e a produção açucareira, mas daí por diante se estende para o interior, estimulada pela pecuária, pela mineração e pela atividade missionária. A base econômica da colonização é a produção extrativista, agrícola ou mineral, sustentada no trabalho escravo e voltada essencialmente para o comércio com a própria metrópole. A estrutura político-administrativa da colônia é constituída pelas capitanias hereditárias e pelo governo-geral, estando o governo local de vilas e cidades a cargo das câmaras municipais. O culto religioso, a educação e o controle moral da população, além da catequese indígena, cabem à Igreja Católica e às suas ordens religiosas.
BRASIL
OCUPAÇÃO TERRITORIAL E EXPANSÃO DEMOGRÁFICA
Durante o primeiro século da colonização, apenas um trecho do litoral brasileiro era ocupado e efetivamente povoado, mesmo assim, de forma intermitente. Isso se explica pela concentração, nessa área da colônia, das únicas atividades lucrativas para a metrópole: a produção de açúcar e a extração do pau-brasil.
No século XVII, teve início a expansão territorial, interiorizando a colonização lusa, em que se destacaram três figuras humanas: o bandeirante, organizando as ex¬pedições de apresamento indígena e de prospecção mine-ral; o vaqueiro, ocupando as áreas de pastagens nordes¬tinas e criando o gado, e, finalmente, o missionário, prin¬cipalmente o jesuíta, envolvido na catequese e na funda¬ção das missões.
O restante do litoral brasileiro e o Sul da colônia fo¬ram marcados pela expansão oficial, onde a ação das for¬ças militares portuguesas afastou a ameaça estrangeira.
A conquista das regiões setentrionais
No final do século XVI, toda a faixa litorânea acima