Relação entre a Psicologia e o Pensamento Filosofico
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
WESLEY PAULINO DE ARAUJO
AVALIAÇÃO DE PSICOLOGIA
Trabalho apresentado, para fins de avaliação, na Disciplina PSICOLOGIA APLICADA A CIÊNCIAS CONTÁBEIS ministrada pela Profª. TATIANA GLICIA BILRO DE ALMEIDA
NATAL
2012
Avaliação de psicologia
1) Qual a importância e a relação que se faz entre o pensamento filosófico e o surgimento de uma ciência como a psicologia?
No inicio do desenvolvimento das civilizações, dentro do primitivismo vivido pelo homem, o pensamento humano voltado para sobrevivência e para as necessidades biológicas básicas, não conhecia o potencial de lógica e subjetividade, que sempre fez parte de sua inteligência. Em uma sua relação direta e continua com a natureza o homem começa a questionar sobre a mesma, então o homem procura entender como funciona a natureza e seus fenômenos e para responder estas questões o homem passa a utilizar o mito como forma de explicar a natureza.
(...) o mito assume a forma de uma narrativa sobre a qual varias culturas procuram explicar a origem do universo, seu funcionamento, a origem dos homens, o fundamento de seus costumes apelando para entidades sobrenaturais, superiores aos os homens; as forças e poderes misteriosos que definiram seu destino. (Severino, 1992, p. 68)
O pensamento mítico-poético é encontrado entre os séculos X e VII a.C. e é reconhecido em diferentes civilizações, como a romana, a nórdica e a que iremos nos deter, no mito tal como é vivenciado entre os gregos. A partir da concepção de mito o homem passou a atribuir os fenômenos da natureza e a sua própria criação a seres divinos, os deuses do olimpo. A esses deuses não só era atribuída a criação do universo e tudo que nele havia como também as virtudes e os vícios humanos. É como se o homem, ainda imaturo em seu processo de desenvolvimento e,