RELAÇÃO ENTRE LILITH EVA E MARIA
O mito de Lilith
Lilith é a primeira mulher de Adão, este mito pertence a tradição dos testemunhos que estão reunidos nos testos da sabedoria rabínica definida na versão Jeovística. Tal lenda foi perdida ou removida na época da transição bíblica da jeovística para a sacerdotal, e após disso sobre as modificações da Igreja.
Embora diversas culturas consideram o primeiro homem como um ser divino na natureza humana entre macho e fêmea. Tal possibilidade possui nos testemunhos e textos que evidenciam a existência de um ser feminino anterior a Eva.
Em Gênesis 1,27, mostra a criação do homem segundo a imagem divina e junto a ele um ser feminino que não se trata de Eva. Após toda a criação, Adão solicita uma companheira e Deus produz Eva.
"Gênesis 1, 26: 'Deus disse: façamos o homem a nossa imagem, segundo a nossa semelhança'
Gênesis 1, 27: 'Deus criou o homem a sua imagem, a imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou'
Gênesis 1, 28: 'Deus os abençoou e Deus lhes disse: crescei e multiplicai-vos'
Sem dúvida, pensar que se tratava do verdadeiro casal distinto e a sua primeira companheira, Lilith." Relações e representaçoes entre Lilith, Eva e Maria
Lilith representa o feminino que não se dobra diante da pressão masculina. A ideia da existência da mulher má se opõe a idéia de uma mulher boa e submissa. Mesmo a mulher dita “boa”, ou seja, Eva, não escapou da maldição e da culpa, por ter feito a humanidade perder o direito ao paraíso. Se Lilith, arquétipo feminino poderoso, encerra na sua estrutura o proibido, o tabu, simboliza a resistência às proibições colocadas ao desejo, Eva representará o feminino que se submete mas, nem por isso, perde seu caráter subversivo.
Lilith traz a marca da insubmissão e da perversão libidinosa, e pode ser percebida em cada mulher que imagina ser possível a verdadeira liberdade, como naquelas que perturbam