UNOPAR
SERVIÇO SOCIAL
PATRÍCIA CANDEIA E SIMONE RIBEIRO
O enfrentamento do problema do crack no contexto da saúde pública
NOVA LIMA
2015
PATRICIA CANDEIA DE JESUS, SIMONE SILVA RIBEIRO
O enfrentamento do problema do crack no contexto da saúde pública
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Formação Social.
Prof. Gleiton Lima, Rosane Malvezzi, Clarice da Luz Kernkamp
NOVA LIMA
2015
RESUMO
Assim como acontece com outras cidades, Nova Lima tem sido notícia em diversos veículos de comunicação devido a grande quantidade de apreensões de drogas e de pessoas envolvidas com o tráfico.
O crack tem sido o desagregador dos lares, tem consumido o sono e a tranquilidade de muitos arrimos de famílias, famílias estas tão valorosas para a construção de nossa sociedade, que dia após dia lutam contra a falta de perspectivas para a inclusão de seus filhos.
Por isso, é necessaria ações integradas como na Educação, Segurança Pública, Esporte, Cultura, Saúde, Ação Social e no Trabalho e Renda para buscar ajuda para esse mal que assola a nossa sociedade.
SUMÁRIO
5
1 INTRODUÇÃO
Miséria, desigualdade social, violência, carência de recursos e de investimentos públicos nas comunidades nas quais o problema se localiza com maior peso, marcadamente com ausência de políticas educacionais e culturais que fixem as crianças nas escolas e fortaleçam os laços familiares e sociais.
São os principais motivos que fazem o problema do crack se agravar essas são as origens do consumo de crack e sobre elas devem agir as autoridades em busca da solução para o problema e não determinar a internação compulsória dos usuários, como tem sido feito em vários estados brasileiros, como no Rio de Janeiro e em São Paulo. São muitos os fatores que estão associados à questão da droga na sociedade, e não