Relação entre frequência, período e lambda
Tema:
Frequência.
Objetivo:
Relação entre frequência, período e lambda (comprimento de onda) com o uso de um gerador de ondas mecânicas.
Introdução:
A frequência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc) em um determinado intervalo de tempo.1 .Alternativamente, podemos medir o tempo decorrido para uma oscilação. Esse tempo em particular recebe o nome de período (T). Desse modo, a frequência é o inverso do período. Em física, comprimento de onda é a distância entre valores repetidos sucessivos num padrão de onda. É usualmente representado pela letra grega lambda (λ).
O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a frequência (f), a velocidade de repetição de qualquer fenômeno periódico. O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda. Quando se lida com radiação electromagnética no vácuo, essa velocidade é igual à velocidade da luz, para sinais (ondas) no ar,essa velocidade é a velocidade na qual a onda viaja.
Essa relação é dada por:
em que: λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética; c = velocidade da luz no vácuo = 299.792,458 km/s ~ 300.000 km/s = 300.000.000 m/s; f = frequência da onda 1/s = Hz.
Conclusão:
Com o uso de um gerado de ondas mecânicas podemos constatar que ao aumentar e diminuir a frequência pode-se observar o comportamento do comprimento de onda. As ondas de maior frequência foram aquelas de menor comprimento e as ondas de menor frequência apresentaram um
maior comprimento. Isto deve-se ao fato de que o comprimento de onda tem uma relação inversa com a frequência:
V=λ.f, então V/f=λ,
V = velocidade da onda, f = frequência, λ = comprimento de onda.
Portanto, quanto menor a frequência maior o comprimento de onda.
Referências:
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comprimento_de_onda
Estácio: Material didático 2014