ondas eletromagneticas
"A velocidade das ondas transversais em nosso meio hipotético, calculada a partir dos experimentos electromagnéticos dos Srs. Kohrausch e Weber, concorda tão exactamente com a velocidade da luz, calculada pelos experimentos óticos do Sr. Fizeau, que é difícil evitar a inferência de que a luz consiste nas ondulações transversais do mesmo meio que é a causa dos fenômenos eléctricos e magnéticos."[carece de fontes]
Ondas harmônicas[editar | editar código-fonte]
Uma onda harmônica é uma onda com a forma de uma função sinusoidal, como na figura , no caso de uma onda que se desloca no sentido positivo do eixo dos x.
A distância \lambda entre dois pontos consecutivos onde o campo e a sua derivada têm o mesmo valor, é designada por [comprimento de onda] (por exemplo, a distância entre dois máximos ou mínimos consecutivos). O valor máximo do módulo do campo, E_{0}, é a sua {amplitude}.
Onda Harmônica
O tempo que a onda demora a percorrer um comprimento de onda designa-se por {período}, T.
O inverso do período é a frequência f=1/T, que indica o número de comprimentos de onda que passam por um ponto, por unidade de tempo. No sistema SI a unidade da frequência é o hertz, representado pelo símbolo Hz, equivalente a s^{-1}.
No caso de uma onda eletromagnética no vácuo, a velocidade de propagação é cque deverá verificar a relação:
c = \frac{\lambda}{T} = \lambda\,f
A equação da função representada na figura acima