Relação entre Espaço Público e o Espaço Privado
Neste exemplo notamos a Praça Pôr do Sol como um local de total acesso ao público, localizada no bairro Alto de Pinheiros, Zona Oeste da capital a praça é um dos pontos de encontros mais badalados da capital paulista por ter o Pôr do Sol como protagonista, ao seu redor há muitas residências que tornam o ambiente calmo e agradável.
Quadra Privada
Aqui temos um exemplo de quadra privada, trata-se de um condomínio corporativo chamado de Panamérica Park, localizado na Av. Guido Caloi, Zona Sul da capital paulista, que hoje abriga parte dos escritórios do Banco Santander. Neste local não é permitida a entrada de pessoas não autorizadas pelo Banco.
Quadra Pública – Privada
Nestes dois locais é possível notar a mescla que há entre o privado e o público, no primeiro exemplo temos o novo empreendimento do centro financeiro da capital paulista o Edificio Pátio Victor Malzoni, a edificação ocupa o quarteirão inteiro que possui 20 mil m² de terreno, o fato mais importante é que a obra preserva a Casa Bandeirante do Itaim, que foi construída no século 18 que foi tombada no ano de 1982, o imponente edifício espelhado coexiste harmonicamente com uma casinha branca que retrata o estilo rural das obras paulistas do período colonial. Com uma laje central elevada a 30 m do solo e que vence um vão de 44,4 m, o edifício Pátio Victor Malzoni forma uma "moldura" que valoriza a construção bandeirista.
Quadra Pública – Privada
Neste exemplo temos o Centro Empresarial de São Paulo, localizado na Av. Maria Coelho de Aguiar, Zona Sul da capital paulista, o complexo abriga diversas empresas privadas, além de conter um shopping center em uma de suas torres.
Quadro Comparativo
Local
Quadra
Espaço
Praça Pôr do Sol
Aberta
Público
Condomínio Panamérica Park
Fechada
Privado
Edificio Pátio Victor Malzoni
Aberta
Público - Privado
Centro Empresarial São Paulo