TIDIR LIVRO
Público e privado são conceitos considerados sinônimos de coletivo e individual respectivamente, se diferenciam de acordo com o referencial ao qual são submetidos, ao grau de permissividade e aos níveis de responsabilidade.
Segundo o autor essa vontade de determinar a oposição destes conceitos é resultado de uma sociedade pobre de relações humanas, porque de um lado temos o individualismo que só enxerga o próprio indivíduo e do outro lado temos o coletivismo que só ver a sociedade; e nenhuma dessas formas compreende a humanidade como um todo, pois para isso é necessário analisar as relações entre eles, (coletivo e individual), um em fase do outro e um com o outro, e é o ponto que interessa para um arquiteto.
Dois espaços com a mesma funcionalidade, duas academias, um chamada de privado e outro de público respectivamente.
2- Demarcações territoriais e 3- Diferenciação territorial
Demarcações territoriais são atitudes tomadas instintivamente pelos seres humanos, e são responsáveis pela diferenciação dos espaços privados e públicos em relação ao meio em que estão inseridos. Elas são postas em sequencia de gradações de forma convencional que definem o grau de acesso de cada ambiente e são respeitada por todos.
Muitos espaços não se encaixam nesses conceitos e são chamados de semi privados e semi públicos, onde o indivíduo tem oportunidade de fazer o uso do espaço público para objetivos próprios também e vice versa, onde o espaço privado pode ser usado de forma pública.
O próprio ambiente e suas demarcações territoriais com seus graus de acesso definem o projeto. Com as escolhas do material, da forma, da articulação, da luz e da cor o próprio lugar se comunica, mostrando para quem se destina e para o que vai ser usado e assim determinando papeis de responsabilidade sobre os cuidados e manutenção desses espaços.
Dois espaços semi privado e semi público, uma rua na cidade de Mariana-MG, em que de um lado temos várias comerciantes