Lições de arquitetura
IDENTIFICAÇÃO DA BASE
1) Autor/Organizador: Herman Hertberger
2) Título: Lições de Arquitetura
3) Editora/Instituição: Martins fontes
4) Edição Consultada: 2ª edição
5) Local/Data: São Paulo - 1999
6) Data da 1ª edição: 1996
IDENTIFICAÇÃO DA PARTE
1) Autor: Herman Hertberger
2) Título: A domínio publico
3) Página inicial e página final: 10 a 87
Resumo do Capitulo
A primeira parte do livro apresenta a relação que as pessoas tem com o espaço público, sobre maneiras e projetos, onde foi estudada uma maneira para fazer com que as pessoas que utilizam aquele lugar se apropriem dele, sentindo que aquilo também é dela, e por consequência a pessoa cuidará do lugar.
Público é caracterizado por uma área que pode ser acessada por qualquer pessoa, sua manutenção é responsabilidade coletiva. Privado, ou individual, é uma determinada área acessada por um único individuo ou grupo específico de pessoas. O conceito de individual engloba apenas parte da sociedade, já o coletivo só vê a sociedade como parte.
Existem áreas mais ou menos privadas (semi-privadas), dependendo do seu grau de acesso, de quem faz uso do local, de quem faz sua manutenção, podendo até ser considerada semi-pública. O acesso é que determina se o espaço é público, coletivo ou privado.
Para denominar um determinado espaço, é necessário comparar o grau de acesso em relação a outros espaços do mesmo local, como por exemplo, um quarto em relação à sala de uma casa é um espaço privado e a sala um local coletivo.
Se o espaço público é construído por interesse individual/ coletivo, o seu caráter público é perdido temporário ou permanentemente. A planta do projeto determina o grau de acesso dos lugares. A influência de quem usufrui do espaço pode ser estimulada, fazendo com que determinados espaços (geralmente os individuais ou pequenos espaços coletivos), ganhem sua personalidade.
Com a organização desenhada pelo arquiteto, ele acaba criando um nível de