Copa do mundo
A Copa do Mundo de 2014 que acontecerá no Brasil irá trazer muitos benefícios para o país, com a movimentação turística e econômica, segundo pesquisas e estimativas, prevê-se que o evento irá gerar uma média de R$ 142,39 bilhões de investimentos para o país até que aconteça o mundial.
O impacto que o campeonato terá irá influenciar no PIB também, a estimativa é de que desde o ano em vigência até o ano da copa, ele será de R$ 64,5 bilhões.
Mesmo que os principais investimentos sejam nas cidades sede dos jogos que serão disputados, não se pode desconsiderar a influência positiva que terá em todo o país, que vão muito além das reformas e melhoria. Resta saber se o país está realmente pronto para receber um evento de porte tão grande e se manter equilibrado com as dificuldades internas, por outro lado será uma grande oportunidade para que o país mostre a sua beleza e acabe alterando a imagem que se tem daqui no exterior.
MALEFICIOS
O Rio de janeiro presisa de 48 mil quartos de hoteis para hospedar todo mundo enquanto só tem apenas 20 mil, para isso será gasto muito dinheiro.
A Copa do mundo consumirá uma grande demanda do dinheiro público brasileiro. Estima-se que serão gastos cerca de 30 bilhões de dólares, valor muito superior ao que foi investido nas últimas três copas juntas, já que elas custaram aproximadamente 25 bilhões de dólares. Grande parte desse dinheiro está sendo gasto com a infraestrutura nas cidades onde acontecerão os jogos, ou seja, na construção e reforma de estádios, de estradas e de aeroportos. Mas será que tanto investimento valerá a pena? A maior parte do dinheiro gerado pelos jogos e estádios vai direto para a FIFA e os lucros proporcionados pelos turistas e pelos investidores serão dirigidos aos hoteleiros e empresários, pessoas da alta classe social. A polícia está entrando nas favelas e removendo criminosos, mas para onde eles estão sendo levados? E por quanto tempo eles estarão afastados? Essa é um solução temporária