Lições de Arquitetura
HERMAN HERTZBERGER
LIÇÕES DE ARQUITETURA
SÃO PAULO, ABRIL, 2014.
A. DOMINIO PUBLICO
O autor começa o livro com um dos assuntos mais discutido na arquitetura, o público e o privado. Esses dois termos não são apenas pequenas definições de espaço, para os arquitetos a questão publico/ privado significa muito mais. Ambos os termos estão sempre interligados, sempre levando em consideração a questão de pessoas e grupos.
“Os conceitos de público e privado podem ser interpretados como a tradução em termos espaciais de “coletivo” e “individual”, ou seja, pública é uma área acessível a todos e a qualquer momento e a responsabilidade pela manutenção desta área é assumida coletivamente. Já a área privada tem o acesso determinado por um pequeno grupo ou por uma pessoa que tem a responsabilidade de mantê-la.”.
HERTZBERGER, Heman – 1991 página 12.
O autor afirma e todos nós sabemos existe uma oposição entre “público” e “privado” essas se tornam sintomas da desintegração das relações humanas básicas. Todos querem ser aceitos, se inserir na sociedade.
O que seria considerado público e privado em relação a ambientes, que pode ser utilizado por uma ou mais pessoas, que cuidam ou não do lugar, que mora ou apenas trabalha.
Na cidade de Bali, o que ocorre é muito diferente da nossa realidade. Lá, as famílias moram juntas, pequenas famílias, que formam a família extensa. As casas, geralmente são feitas dentro de um contorno de bambu, onde apresentam os quartos que são construídos separadamente, no meio há um pátio, onde fica o portão de entrada, após isso, encontra-se também separadas, a cozinha e o berçário. Para eles isso é muito comum, e para quem vê de fora, tem que tomar cuidado se entrar sem pedir permissão, pois você será um intruso que invadiu uma residência.
A questão de acesso ao público tem que ser bem pensado, pois lugares que podem ser considerados públicos, podem ser privados também, por