Relação do professor e do aluno com a matemática
Graciela Martins de Souza
Universidade de Federal de Mato Grosso
Campo Universitário do Araguaia
RESUMO:
Esta pesquisa teve como objetivo de identificar quais são as dificuldades encontrada nos alunos para aprender a matemática e no professor em ensinar-la de forma que o aluno aprenda, no qual através de entrevistas semi-estrutura realizadas com os alunos, professor da área de matemática e coordenador pedagógico pode-se identificar os principais motivos. E alguns destes motivos gera a rejeição à matemática. Assim, conhecer estas causas é imprescindível para propor formas de intervir nesta realidade, tornando a disciplina mais interessante e atrativa para os alunos.
Palavras-chave: matemática; dificuldade; aluno; professor.
INTRODUÇÃO
Na tentativa de descobrir a realidade do aluno, do professor e também da escola quanto à matemática foram realizadas algumas entrevistas nas escolas onde aconteceram as observações participantes de aulas de Matemática no Ensino
Fundamental I e Ensino Médio da disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de
Licenciatura em Matemática da UFMT, com a orientação do professor Admur Serevino
Pamplona.
As entrevistas foram realizadas na Escola Estadual Mercedes Zetóla com 2
(dois) alunos do Ensino Fundamental I e um coordenador pedagógico, e no Colégio
Estadual Dr. Rubens Correa de Aguirre com 2 (dois) alunos do Ensino Médio e um professor da área de matemática, ambos localizados no município de Aragarças – GO.
Através desta entrevista tiram-se algumas conclusões quanto os relatos referentes às dificuldades dos alunos em aprender a matemática, quais recurso metodológicos seria melhor para o aprendizagem, o ensino da escola na visão do aluno, quais são os principais problemas que a coordenação vivencia na aprendizagem dos alunos, a motivações dos professores, entre outras, onde foram analisarmos de forma mais clara e precisa.
A pesquisa é fundamental para o