relação de Matrix com platão
Trabalho de Filosofia
Alunos:
Carine Gomes e Matheus Ribeiro
Turma: 2005
Tema: Platão e Matrix
A história de Platão e o filme “Matrix”
Neo, personagem principal do filme “Matrix” pode ser comparado ao filósofo Sócrates, porque ambos questionavam o sistema que os cercavam. Neo buscava, além de despertar as pessoas para a realidade fora da Matrix, o conhecimento de si mesmo, no caso conhecer a realidade da Matrix.
A história do “Mito da Caverna” de Platão e a do filme “Matrix”, apesar de séculos distantes, esses possuem semelhanças. No texto de Platão, os personagens estavam presos em uma caverna imóveis, privados do mundo que os cercavam. Ouviam apenas sussurros e viam algumas sombras que passavam por eles. Um certo dia, um dos prisioneiros conseguiu escapar daquele lugar, mas ao sair da caverna se deparou com a luminosidade do sol. Com medo, voltou para a caverna para contar aos seus amigos o que havia descoberto fora daquela escuridão. Porém, os prisioneiros não derem ouvidos a ele pois os habitantes daquela caverna estavam tão acostumados com aquela verdade que não admitiam a existência de um mundo exterior. Já no filme, a mente dos seres humanos está aprisionada em um programa denominado Matrix, programa esse que simula uma realidade humana quase perfeita, enquanto a energia provinda dos impulsos elétricos de seus corpos era sugada por máquinas que dominavam o mundo real. Tanto o texto de Platão quanto o filme, apresenta personagens presos em um mundo que consideram real e verdadeiro, mas que na verdade estão vivendo em um mundo irreal, um mera simulação.
Obs: Esse não era o trabalho que chegaria às mãos do professor no mês de setembro, mas aqui está outro trabalho para completar a ausência do anterior.