Relação de educação e cultura
A pedagogia é um campo do conhecimento científico que se encarrega de promover a educação, em distinção entre crianças e adultos.
Educação vem do latim educare, que significa cuidar e cultivar, conduzir para um outro ponto; Ou no seu aspecto mais popular, : “Educar é criar um ser crítico e pensante”. Infelizmente, sabemos que na realidade diversas instituições de ensino não se preocupam na formação deste ser pensante, mas sim na formação de seres meramente civilizados. E o que seria um ser civilizado?
Civilização é um conjunto de formalidades, palavras, atos, comportamentos e valores que são vistos como a perfeição do estado social, do qual os cidadãos devem se apropriar e adotar entre si. Um ser civilizado é aquele que sabe assimilar e transmitir padrões de vida “cíveis”, que é comum a todos como padrão.
Os que não conseguem se adaptar a este modelo civilizatório são vistos como bárbaros, selvagens. Como ocorreu no caso dos negros, que tinham seus valores culturais (cultura é a identidade de um grupo, valores do seu interior), bem opostos a tudo que a civilização européia da época julgava como padrão, o que serviu como justificativa para escravidão dos mesmos.
Atualmente, os conceitos de civilização e cultura são difíceis de se distinguir e ser compreendido separadamente pela sociedade. Pois os padrões cíveis foram tão interiorizados pelos cidadãos, que tais comportamentos são confundidos como a cultura do povo, e como cultura são produzidos, reproduzidos e ensinados a novas