relaçoes
Relações Interpessoais - Em busca de um conceito
Relações Interpessoais é um conjunto de procedimentos que facilita a comunicação e que favorece o bom relacionamento humano. Cada ser humano tem sua cultura, história de vida diferente, por esse motivo haverá uma dificuldade na comunicação, no início conflitos são comuns e a convivência diária é difícil, principalmente com pessoas que nunca vimos na vida. Mas para ter um bom clima temos que saber compreender e entender o próximo, vendo sua opinião sobre o assunto. E só assim teremos resultados positivos.
Por que trabalhar relações interpessoais no contexto didático-pedagógico?
O papel da escola é educativo, educativo no sentido amplo, não só de ensinar os conteúdos, mas de estimular a criança a questão da sensibilidade, fazer com que ela olhe para o próximo e respeite suas diferenças. No contexto escolar, muitos aspectos interferem no processo de aprendizagem, sendo um que pode ser considerado muito importante, as relações estabelecidas em sala de aula, especialmente a relação professor-aluno. No ambiente escolar existe uma grande diversidade de alunos, que junto com o professor formam grupos pessoas com culturas diferenciadas. O professor desempenha um papel importantíssimo na formação do indivíduo. Ele transmite conhecimento e desperta nos alunos os valores e sentimentos de respeito e amor ao próximo.
Quando trabalhar relações interpessoais no contexto didático-pedagógico?
Trabalhar as relações interpessoais no contexto didático-pedagógico é fundamental, mas isso não é tão fácil. Por que a escola é um lugar de conflitos, com um cotidiano dinâmico e muitas vezes imprevisível, não tem como o educador saber o que vai acontecer, mas ele precisa estar preparado para fazer alguma coisa pelas relações interpessoais, como projetos, atividades dinâmicas, algo que traga interação e envolva toda a sala de aula, trabalhar principalmente temas que podem ser motivo de conflitos.