Relaçao entre a taxa de cambio e o balanço de pagamentos
A balança de pagamentos de um país esta muito relacionada com a taxa de câmbio, que representa o valor da moeda nacional em relação à moeda estrangeira (por ex. Dólar). Quedas ou aumentos na taxa de câmbio acabam por influenciar a quantidade de bens e serviços exportados e importados de um país (conta corrente) e os investimentos ou trocas de capitas entre os países (conta capital)
Se houver uma valorização cambial (valor do real aumentar em relação ao dólar), isso tornará as importações mais baratas, afinal, será necessária menor quantidade de reais para comprar uma mesma quantidade de dólares que anteriormente eram mais valorizados. Com a valorização cambial os produtos estrangeiros se tornam mais acessíveis, o que gera um aumento na demanda de produtos importados, uma vez que ficam cada vez mais baratos em relação aos produtos nacionais.
Sabendo isso, podemos concluir que com a valorização cambial, os produtos nacionais ficarão mais caros em relação aos estrangeiros devido à depreciação da moeda estrangeira, fazendo com que os agentes importem mais produtos, resultando em um déficit na conta corrente, o contrário também ocorre, quando a moeda nacional se desvaloriza, as exportações se mostram mais atrativas e há um superávit no saldo da conta corrente, conclui-se que é muito mais atrativo para um país que deseja concorrer no mercado internacional, que mantenha o cambio desvalorizado para que seus produtos vençam a concorrência no mercado, como no caso da China, e em períodos de câmbio valorizado o país pode investir em novas tecnologias de países mais avançados, capacitando suas empresas.
No caso da conta capital, onde empréstimos e investimentos são calculados, a taxa de câmbio, junto com a taxa de juros nacional e a taxa internacional de juros e suas expectativas futuras, refletem na decisão dos países em investir ou não em