nethoes rumoa nasdaq

4239 palavras 17 páginas
ECONOMIA INTERNACIONAL

CONTAS NACIONAIS E BALANÇO DE PAGAMENTOS

O Balanço de Pagamentos

1 - Introdução
A análise das relações econômicas internacionais constitui condição necessária para um adequado entendimento da estrutura econômica de uma determinada nação. à Por isso até países mais ‘fechados’ acabam por manter uma série de relações econômicas com outros países envolvendo trocas de mercadorias, fatores de produção e ativos financeiros.

No balanço de pagamentos, são registradas todas as transações econômicas que o país realiza com o resto do mundo, num determinado período de tempo, permitindo avaliar sua situação econômica em relação à economia mundial. A partir desse balanço, podemos avaliar quantitativa e qualitativamente as diversas transações que o país mantém com outros países. É uma conta que ocupa um papel cada vez mais importante na macroeconomia, tendo em vista a intensidade do fluxo real e financeiro entre os países (globalização).

2 - A Estrutura do Balanço de Pagamentos
Em termos formais, o balanço de pagamentos registra todas as transações entre residentes e não residentes de um país num determinado período de tempo.

Residentes: Todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que tenham esse país como seu principal centro de interesse, ou seja, pessoas que moram permanentemente no país (mesmo que nascidas em outros países), aquelas que moram no país mas estão temporariamente em outros países, empresas sediadas no país, etc...

Assim, temos a seguinte versão completa do Balanço de Pagamentos: (ver próxima página)

O balanço de pagamentos oferece uma estrutura bastante detalhada das operações que um país realiza com o resto do mundo. Vale lembrar que, no balanço de pagamentos, também vale o princípio das partidas dobradas. Vejamos o significado de cada grupo de contas que compõe o balanço de pagamentos:

Balança Comercial Registra a movimentação de mercadorias, ou seja,de bens

Relacionados