RELAÇAO ENTRE MIGRANTES E IMPORTANCIA DA DEMOGRAFIA NA ANALISE GEOGRAFICA DA POPULA O
551 palavras
3 páginas
Relação entre o vídeo “Migrantes” e o texto “A importância da demografia na análise geográfica da população”A demografia é de extrema importância para o estudo da geografia da população, pois é ela quem pode identificar e nos retratar a relação de natalidade e mortalidade de cada país. Segundo esta mesma racionalidade, é a demografia que, por outras vias, vem nos mostrar com clareza a situação existente em cada região, de acordo com a diminuição ou o aumento de natalidade e mortalidade. Alguns fatores que são capazes de nos mostrar a flexibilidade do mercado, as emergências de cada cidade, e as estruturas regionais por exemplo são definidas a partir de alguns estudos como a idade, a relação de trabalho, o sexo.
Todos estes fatores estudados nos mostram uma realidade que não está tão longe. Relacionando estes e outros elementos, podemos juntar os conhecimentos e chegar a uma opinião crítica acerca do vídeo “Migrantes”. O vídeo relata basicamente a saída de homens de suas terras para o trabalho na colheita da cana de açúcar. Estes homens tem uma relação de trabalho massacrante, trabalhando ao sol todos os dias, com alto risco de morrer por exaustão ou por doenças que são causadas pelo trabalho. E mesmo sabendo do risco, eles precisam trabalhar para sobreviver e sustentar a família. Esta realidade brasileira não está longe de acabar: a situação que envolve todo este processo está ligada diretamente a economia e a estruturação de algumas cidades. Nem sempre há máquinas que possam realizar o trabalho que o homem produz, nem mesmo custar menos que o nosso trabalho.
Analisando o vídeo juntamente com o texto proposto, observamos uma tipologia que se encaixa na situação do nosso país. O Brasil por sua natalidade ainda ser acentuada e a sua mortalidade débil, pode ser considerado assim um país de tipo jovem. O texto também pode nos fazer refletir sobre outros pontos importantes, de como esta necessidade de migração se faz refletir na natalidade de uma certa região.